sexta-feira, 29 de abril de 2011

Primeira Comunhão_Baln. Arroio do Silva

                                                     PRIMEIRA COMUNHÃO

Carta aos pais

“Estimados Pais das crianças da Primeira Comunhão:
(...)A festa da Primeira Comunhão dos vossos filhos é também a vossa festa. Eles são fruto do vosso amor, cresceram com a vossa dedicação, dão este passo apoiados em vós. Manifesto-vos, por isso, a alegria e o reconhecimento da Igreja pela celebração da Primeira Comunhão.
Desejo chamar a vossa atenção para o fundamento espiritual e interior desta festa: É a visita maravilhosa do Senhor Jesus, presente no sacramento da Eucaristia, ao coração dos vossos filhos. Referi já este aspecto no texto que escrevi para eles. É este fundamento espiritual que dá beleza e encanto à Primeira Comunhão. Se cuidamos só do brilho e da aparência exterior (as roupas, as flores, o lanche, as prendas…) e esquecemos a visita sacramental de Jesus, esvaziamos a festa do seu significado. Certamente, todos desejamos que a Primeira Comunhão seja o início de uma amizade profunda e duradoura com o Senhor que dê, ao longo da vida deles, muitos frutos: frutos de alegria, de esperança, de amor, de santidade e de paz.
Além de ser um encontro íntimo com o Senhor e uma ligação mais ativa com a Igreja, a Primeira Comunhão é ainda uma festa da família. Dá continuação ao Batismo que os pais pediram. De fato, o Batismo está orientado para a Eucaristia e a Eucaristia é a coroa do Batismo. Vós, Pais, sois, portanto, chamados a preparar e a viver com os vossos filhos este momento da Primeira Comunhão. Como podem e devem os Pais preparar esta celebração?
Educar na amizade com Jesus ensinando os filhos a falar-Lhe através da oração. Procurem os Pais criar nos filhos hábitos de oração.
Iniciar os filhos nos gestos e sinais de veneração pela presença de Jesus na Eucaristia (No Santíssimo Sacramento, como dizemos habitualmente). Entrem com os filhos na Igreja da sua comunidade e ensinem-nos a descobrir e a venerar Jesus na Eucaristia (chamem a atenção para o significado da lâmpada do Santíssimo, do silêncio, da genuflexão, do gesto de se benzer, do momento de oração pessoal, etc.).
Participar com os filhos na Eucaristia Dominical e na comunhão; esforcem-se os Pais por acompanhar os filhos na participação da Missa Dominical.
Esperando da vossa parte o melhor acolhimento a este convite, manifesto o grande apreço e dedicação por todos vós.”
+ Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santaré

                                 































Nenhum comentário:

Postar um comentário